A atividade física reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.
Como incentivo, a Sesa indica algumas ações para a inclusão da atividade física no dia a dia. Confira:
– Não dependa da academia para praticar atividades físicas. O exercício pode ser feito caminhando para o trabalho, nas tarefas domésticas, durante o trabalho por meio de ginástica laboral, no tempo livre ou trocando o elevador pela escada, por exemplo.
– Siga as recomendações do Ministério da Saúde. Nele, além de diversas outras orientações, estão as recomendações mínimas da pratica por faixa etária.
– Diminua o tempo em comportamento sedentário. Sempre que possível, durante o trabalho ou estudo, faça pausas de 5 minutos a cada 1 hora para se alongar ou caminhar.
– Supere os obstáculos para a prática de atividade física. Insista no início, até virar um hábito. Adapte de acordo com suas condições, respeitando sempre o seu corpo. Tente praticar atividades novas, até encontrar uma que seja prazerosa para você.
– Busque companhia para praticar exercícios físicos. Convide amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho.
– Pesquise sobre atividades físicas utilizando fontes confiáveis.